Blog

COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA | 24.01.2022

Como organizar melhor suas finanças pessoais

Aqui, a Beira Rio te dá alguns passos para organizar suas finanças e conquistar uma vida financeira mais saudável.

 

Você já deve ter ouvido falar sobre educação financeira, mas sabe porque é importante?  Para você ter mais tranquilidade e adquirir relação mais saudável com o dinheiro. E um passo essencial é primeiro ter sua renda e gastos listados, seja por aplicativos ou planilhas, para conseguir visualizar toda essa movimentação. Ao contrário do que pensa uma a cada quatro pessoas, que acha que esses cálculos podem ser feitos de cabeça (23%), segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Então, segue aqui conosco para ver os passos de como se planejar melhor:

 

1 - Organize um orçamento: anote quanto recebe por mês e todas as suas despesas, fixas e variáveis, organizando por categorias, como moradia, transporte, alimentação, casa, saúde, lazer e outros. Defina qual será a porcentagem destinada para cada uma dessas áreas. Não se esqueça de listar pequenos gastos diários. É fundamental você gastar menos do que recebe.

 


 

2 - Crie sua reserva financeira: depois, tente sempre economizar um valor mensal de sua rendapara criar a sua reserva de emergência, para quando surgem aqueles imprevistos.O ideal é separar 10% de seu salário todos os meses, mas o que você conseguir, já é super válido!

 

3 – Quite suas dívidas: dentro do seu planejamento, é importante separar um valor para quitar as dívidas, ou até mesmo renegociar, a juros mais baixos por exemplo. Elas devem aparecer como uma das prioridades no seu orçamento.

 


 

4 - Priorize os gastos essenciais: como saúde e alimentação. E quando redefinir suas finanças, analise o que pode ser cortado, como diminuir o plano de internet ou de celular. Mas cuidado para não ficar adquirindo serviços opcionais que possam elevar a conta a ser paga.

 

5 – Aplicativos que te ajudam: existem vários apps de finanças, como o Mobbilis (https://www.mobills.com.br/) e o Organizze (https://www.organizze.com.br). Ou se preferir, anote seus gastos em uma planilha ou até mesmo no papel. O orçamento serve como um guia, mas não deve te engessar. Exemplo, se passou dos gastos com lazer, você pode compensar e reduzir em algum outro item.

 

6 –Planeje suas compras: fazer listas de compras, antes de ir ao supermercado, por exemplo, ajuda evitar que se compre por impulso. Falando em listas, você confere mais sobre esse assunto no post Como elaborar listas para deixar seu dia a dia mais prático e saudável.

 


 

7 – Escolha pagamento à vista: quando for comprar, prefira sempre essa opção, que você geralmente pode conseguir com desconto. Caso não seja possível, observe os juros do parcelamento e verifique qual o valor final com o acréscimo.

 

8 – Cartão de crédito: fique de olho nos seus gastos, porque pode dar a falsa impressão de que pode comprar a vontade, mas lembre-se de que terá que pagar a fatura no mês seguinte. Caso não, atente para o pagamento mínimo e os juros, para evitar formar uma bola de neve.

 


 

Você pode ainda acompanhar mais dicas sobre esse conteúdo no Youtube, em canais liderados por mulheres como a Nath Finanças e a Nathália Arcuri.

 

Lembre-se: o importante é sempre se planejar e economizar na medida do possível, a fim de alcançar diferentes objetivos. Como um calçado Beira Rio em curto prazo, uma viagem no final do ano em médio prazo, ou para uma aposentadoria, que necessita de um investimento de longo prazo.

 


 

BEIRA RIO

Mais que um blog, um ponto de encontro com assuntos femininos. Tudo pensado com carinho para otimizar sua rotina e apresentar uma moda fácil que valorize a sua personalidade!

x

Fique por dentro
das novidades