Blog

COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA | 12.08.2022

Multipotencialidade: um meio para renovar a carreira

Essa palavra faz referência aos interesses, paixões e hobbies para construir a vida e a carreira dos seus sonhos.

 

Vem cá: você já ouviu falar em multipotencialidade? De acordo com Emilie Wapnick (criadora do site Puttylike, um espaço para multipotenciais), uma pessoa multipotencial é aquela que tem diferentes interesses e atividades criativas ao longo da vida. Até mesmo vários talentos e paixões que impulsionam grandes e duradouras carreiras.

 

Hoje, se reconhecer de tal forma joga luz a uma realidade que já pede por perfis multitalentos, que agregam conhecimentos para criar a própria e novas profissões, além de negócios inovadores. Mas aí fica o questionamento: como saber se sou multipotencial?

 

O que é ser multipotencial?

 

A ideia de uma pessoa com diversos interesses não é nova, pois sua essência tem raízes passadas. No caso, os polímatas (chamados de renascentistas), que dominavam áreas da arte e ciência. Logo, se tornaram aqueles que “sabiam tudo” de vários contextos, disciplinas, culturas, línguas (aí o termo poliglota) e isso costumava ser ideal. Porém, a sociedade avançou e passamos a ouvir que “devemos” ter apenas uma expertise.

 

Nessa de ouvir que só “pode exercer uma expertise”, nos fechamos em uma caixinha única e deixamos de arriscar. Inclusive, dá a impressão de que é impossível desviar totalmente das nossas profissões oficiais. Contudo, ao pesquisar no Instagram, você verá mulheres que são advogadas e adoram compartilhar o look do dia usando Beira Rio.

 

Áreas extremas que conversam entre si, onde a advogada também é influenciadora de moda.

 

Normalmente, os multipotenciais se reconhecem por:

 

Terem muitos interesses: e, normalmente, todos parecem desconectados. Mas, em vez de já começar uma lista, use afirmações e veja como você se sente. Como “gosto de moda, editar vídeos e praticar corrida”. Isso dá uma noção de nicho e subnicho ao seu empreendimento ou à hora de escrever legendas para as suas redes sociais (e pode ser só o início do seu sucesso!).

 

Aprenderem vários assuntos de forma natural: como uma segunda língua. Tem gente que faz isso só vendo filmes legendados ou ouvindo música. Os multipotenciais gostam demais de explorar e possuir novas habilidades — e conseguem rápido. É como se não pudessem ficar sem conhecimento e absorvem as informações até se darem por satisfeitos. A reviravolta aqui é: depois de consumir e dominar as fontes, os tópicos perdem o brilho e é normal sentir a necessidade de procurar outro para desvendar — e você deve investir!

 

Serem multitarefa: de um jeito bastante intuitivo, nada de workaholic, hein? Há prazer em inventar e se envolver em diversos projetos — e o limite de dedicação costuma ser 3 por vez.

 

Sentirem ausência de propósito: multipotenciais se inquietam por não saberem a dita vocação e dificilmente têm uma resposta concreta ao “o que você quer (ou queria) ser quando crescer?”. Às vezes, por migrarem entre tantos temas, especialmente quando “discrepantes”, acabam desistindo ou desanimando. E aí vem a síndrome do impostor. Uma das soluções é compreender que isso não é um problema, mas um caminho para outras possibilidades.

 

Para mais, assista:  Por que alguns de nós não têm apenas uma verdadeira vocação?

 

Me identifiquei e agora?

 

Primeiro: pesquise mais sobre o assunto.

 

A tecnologia ajuda nessa descoberta multipotencial, com várias ferramentas de autoconhecimento e que se alinham com a pluralidade feminina. Afinal, você, suas amigas, e todas que estão ao seu redor, são multidimensionais. A diferença é estudar a nossa personalidade para reconhecermos que, sim, temos interesses que se distinguem um do outro, e tá ok. Só assim para florescermos e alcançarmos uma trajetória profissional satisfatória. 

 

Depois, ligue os pontos e leve seu tempo, não tenha pressa! Inicie pelas curiosidades recorrentes, que se repetem ou fazem parte do seu dia a dia (como moda). Depois, adicione hobbies e paixões (até os que não foram alcançados). Como falamos de multipotencial, é útil (e divertidíssimo) ter um diário para registrar seus trabalhos, insights e afins.

 

Não podemos nos esquecer dela: da vida! Quem você é, vive ou viveu é recurso para considerar uma nova profissão. Elabore combinações que façam sentido e não tenha medo de testar, desistir, trocar, começar de novo, pois a ideia é moldar a carreira ao redor das potencialidades.

 

O importante é que, no final desse processo de autoavaliação, você saiba separar o sonho do hobby. E prestar atenção, pois alguns assuntos são uma coisa só. Lembre-se que as pessoas possuem temas comuns em toda a sua história. Literalmente, desde a infância, uma fase que parece nada influente, mas foi o período em que não havia tantas cobranças.

 

Pense que tudo age como pequenos spoilers e é na quantidade de vezes que eles aparecem que é preciso focar. Quando se sentir confiança, você terá o seu porquê ou propósito.

 

Daí, é só comunicar ao mundo e conte sempre com a Beira Rio para te aplaudir!

 

 

Referências

 

BEIRA RIO

Mais que um blog, um ponto de encontro com assuntos femininos. Tudo pensado com carinho para otimizar sua rotina e apresentar uma moda fácil que valorize a sua personalidade!

x

Fique por dentro
das novidades